quarta-feira, 24 de julho de 2013

Mvsei Vaticani

Hoje foi o dia de visitarmos o Vaticano. Acordamos cedo e saímos às 8h30, sendo que o Vaticano fica a poucas quadras de onde estamos hospedados, então fomos a pé. Nosso planejamento da viagem para Roma não foi muito detalhado, então nem mesmo sabíamos que a entrada para o Museu do Vaticano era por fora da entrada da Basílica de São Pedro, queríamos ir primeiro mo museu e depois na basílica, mas acaba os fazendo ao contrário. Foi bom, pois com o sol e calor seria complicado curtir o passeio do lado de fora depois de visitarmos o museu.

Não havia muita fila quando chegamos na basílica e estávamos bem vestidos. Ou seja, eu usei calça jeans nesse calor de mais de 30 graus e camiseta pólo. Pessoas de bermudas, shorts ou regatas eram barradas. Uma família que estava na nossa frente teve a atenção chamada, mas também, os guris estavam de calções. Tudo bem que está calor, mas ir no Vaticano de calção?

Enfim, não sabemos se eles conseguiram entrar ou não, pois na Capela Sistina depois da caminhada quase que infernal (paradoxo) as pessoas que não estavam em trajes adequados recebiam uns panos para se cobrirem.

Continuando sobre o passeio, tudo no Vaticano é grandioso e muito bonito. A Basílica de São Pedro é enorme!



Fomos então para a fila do museu, o sol estava começando a incomodar às 9h30, mas logo estávamos na sombra na fila que durou aproximadamente 1h. Muitos europeus dando o jeitinho brasileiro de furar. Aliás em todos os lugares na Itália que fomos percebi que não existe ordem de chegada. Se tu chegou antes as pessoas não estão nem aí, param na tua frente e entram antes de ti. Isso vale para trem, entrada em pontos turísticos, escada rolante, qualquer coisa. Estávamos na fila atrás de uma família brasileira e uma hora duas meninas suecas ou algo do tipo simplesmente foram chegando do nosso  lado e ficaram ali. Isso já estávamos na sombra, muito conveniente. A família da frente começou a brigar com elas até que elas pararam atrás de nós. Mas legal mesmo foi quando estávamos já na porta do museu, depois de 1h de fila e duas senhoras chegaram e perguntaram para o guarda da porta como entrar, ele apontou para a fila e elas simplesmente pararam ali, junto conosco. Sério, no Brasil eu vejo muito mais respeito a filas do que aqui, mas na nossa frente não deixamos ninguém ficar, pelo menos. 

O museu do Vaticano é o 2o maior do mundo e ficamos quase 5h em função, incluindo a fila e a basílica. Valeu a pena! Obras lindas, desde as pinturas nas paredes e tetos, jardins, tudo.

Uma pena era a grande multidão que tinha lá quando estávamos indo para a capela sistina,o ponto final do nosso tour. Havia apenas um caminho entre salas de exposições a seguir, e tinha tanta mas tanta gente que pensei que o ar estivesse acabando. Mas conseguimos chegar na capela e lá não era permitido tirar foto. Não era mas eu não entendo italiano e me fiz de louca, só para mostrar para vocês! Acho justo eu, de calça jeans, tênis e camiseta pólo, no calor de quase 40graus, empurrada por uma multidão de gente do mundo todo sem desodorante, chegar lá e tirar uma fotinho. Ok, foram umas 3 ou 4...


O importante é que tenho essa péssima foto e ótima recordação da obra de Michelangelo!
:D \o/ 

Depois dessa longa narrativa, me despeço deste post contando que almoçamos nossos tradicionais spaghettis com uma bela chuva que refrescou um pouco! Descansamos no hotel e depois partimos para um novo passeio no Vaticano, com menos turistas e menos calor! Mas isso conto depois!



 


Nenhum comentário: