quinta-feira, 21 de julho de 2011

Passeio para Boipeba

Ontem fizemos um passeio de flexboat para Boipeba. O passeio começa a partir da 3a praia, passa pela 4a e 5a praia (Praia do Encanto), pára nas piscinas naturais de Morerê, logo depois na Ilha de Boipeba e na Ilha de Cairu, e retorna passando pelos povoados de Galeão e Ganboa. Como estávamos mais perto do cais, partimos de lá mesmo, e desde já curtimos as emoções de andar pelas ondas ;)

À esquerda, um flexboat como o nosso.


Detalhando um poquinho o passeio então, ele é 40% em alto-mar, ou seja, passando por ondas. Acredito que no verão seja uma boa época para fazer tal passeio, já que não deve ter chuva e menos vento. Não tivemos muita sorte, pois o dia estava nublado, e não conseguimos aproveitar a primeira parada, nas piscinas de Morerê. Lá, tem um bar (sim, em alto-mar!) com mesinhas flutuantes onde podemos ficar ali, tomando uma cervejinha, ou mergulhando para encontrar os peixinhos. Fizemos uma parada de 50 minutos, mas a água estava fria e como ao tinha sol, voltei correndo para o barco para tentar me aquecer, hehe.
Devido ao frio, não tiramos nenhuma fotinho :(

A ida até lá é divertida. Com as ondas, o passeio é com emoção e quando chegamos lá nem precisávamos mergulhar, pois já tinhamos feito isso. Mas é tranquilo, haviam crianças pequenas e idosos no barco, apesar da "turbulência", eu era a única que vinha me segurando, hehehe.
Partindo de Morerê, a próxima parada foi em Boipeba, para almoçarmos. A propaganda é em torno das lagostas que são servidas por lá, mas ficamos com um peixe grelhado mesmo.

Boipeba

A partir daqui, o passeio não é mais em alto-mar (graças a Deus, pois já estávamos cansados do balanço do mar), mas pelo Rio do Inferno.
Nossa, que nome! Mas o Rio do Inferno é chamado assim porque antigamente os holandeses vinham se aventurar por estas águas e acabavam encalhando suas embarcações e acabavam virando alimento de canibais.

O mangue que cerca o Rio do Inferno


A próxima parada foi para degustar ostras naturais ou gratinadas, em um bar flutuante no rio. Mais uma coisa que não me agrada muito, então só quem provou foi o Lu.

O restaurante flutuante onde servem ostras fresquinhas.

Por ú;timo, já cansados depois de um dia todo de passeios, paramos em Cairú que é a sede administrativa de todo este arquipélogo, incluindo Morro de São Paulo. Um guia acompanha os turistas para visitar o Convento de Cairú. E depois, o retorno para Morro, curtindo um maravilhoso pôr-do-sol.

O valor? R$60,00 por pessoa. Também pode-se alugar snorkel por R$10,00.

Nenhum comentário: