segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Curso de noivos

Fui surpreendida pelo curso de noivos. Já antes de marcarmos a data, eu sabia que seria necessário fazermos um curso de noivos, para podermos casar na igreja católica. Pensei "xii, lá vem eles dizendo que a mulher não pode tomar anticoncepcional, que deveremos frequentar a igreja depois de casados, blábláblá...".
Claro, eles falaram um pouco disso, mas o "curso" foi muito interessante! Tivemos várias palestras com médico (que inclusive falou várias vezes em sexo, anticoncepcional e 'como os bebês vêm ao mundo'), advogado, psicólogo (sim, dentro da igreja católica!). O legal também foi estar reunido com cerca de 30 (?) casais, que se casarão dentro de poucos dias.
Sim, porque a data 28 de março foi a mais longe que tinha lá, hehe...

Tivemos várias conversas, como nas ocasiões em que formávamos grupos e contávamos a nossa história, falávamos da importância de Deus...

No final, dividimos homens e mulheres e tinhamos que discutir sobre os assuntos "o que será mais difícil na vida a dois" (tá, não era bem essa a pergunta, mas foi sobre isso que discutimos) e "o que ele(a) pode esperar de nós como marido(mulher)".
Considero sempre importante esta troca de experiências.
Quando a vida de um casal não vai bem, quando a gente acha que está brigando muito ou que tudo é ruim, basta conversarmos com outro casal para percebermos que é tudo EXATAMENTE igual, só muda o endereço dos casais. Tudo aquilo que o Lu reclama de mim, ou quando eu estou na TPM, ou quando eu brigo demais, ou quando eu sou incompreensível demais, ocorre da mesma maneira com outros casais. Do mesmo modo, a falta de romântismo masculino em certas ocasiões, a falta de "dissernimento" pra saber quando a mulher tá cansada, estressada, triste e etc, o momento certo e errado de falar certas coisas, etc... E sempre igual!!!
Não existe conversa sobre o assunto onde alguém fale que certa coisa nunca aconteceu com eles...

O curso teve duração de um final de semana (sábado de tarde e domingo de manhã), e fizemos na Igreja Pão dos Pobres. Os casais presentes íam casar um pouco em cada lugar, e conhecemos 2 casais da Capela da Assunção (óbviamente alugamos eles pra tirar nossas dúvidas, hehe).

O curso terminava na missa de domingo, às 11h. Entramos pela igreja (para já treinar), e ao final da missa recebemos nosso certificado.
ESTAMOS APTOS!!!!!!!!
FOMOS APROVADOS NO CURSO DE NOIVOS!!

Um comentário:

Luciano Zanuz disse...

Como qualquer outro curso ou palestra, sempre se aproveita alguma coisa ;-). Foi válido! E foi mais um passo dado por nós em direção ao objetivo de casarmos...